Galpão Aplauso lança vídeo ‘Obrigado, Obama’

 

Pode ter sido a cor da pele, a trajetória ou os discursos inspiradores. O fato é que nenhum outro nome se tornou uma referência tão grande de liderança quanto o de Barack Obama para os jovens da periferia da Zona Portuária do Rio de Janeiro que participam do projeto social Galpão Aplauso.

Escolhido em uma votação com os mais de 11 mil jovens atendidos na instituição, Obama foi homenageado no vídeo ‘Obrigado, Obama’.

 

A relação entre o Galpão Aplauso e a Casa Branca começou em 2014, quando a ONG recebeu o prêmio de melhor projeto social do Tesouro Americano.

O método premiado – Ao longo do trabalho com jovens de baixa escolaridade e sem formação profissional, a equipe técnica do Galpão Aplauso criou o “Método de Educação para o Emprego”, que concilia o desempenho afetivo, sociocultural e ético dos alunos ao desempenho técnico, reproduzindo vivências e refletindo sobre elas. Tal metodologia provou-se bem-sucedida para este público e os jovens oriundos do Galpão Aplauso passaram a se destacar no mercado de trabalho; fazendo que empresas passassem a patrocinar essa formação técnica.

Durante três anos – entre 2011 e 2013 – o Galpão Aplauso foi avaliado por órgãos internacionais e os estudos demonstraram um índice geral de empregabilidade de 64% nos cinco primeiros meses após o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.

Aplausos no Galpão – Um galpão abandonado durante anos na Zona Portuária do Rio e revitalizado com a atividade de centenas de jovens, hoje já acumula 12 anos transformando vidas. Já passaram por lá mais de 11 mil jovens entre 17 e 29 anos, em vulnerabilidade social. Apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem agora a missão de ampliar o conhecimento sobre a sua metodologia de sucesso para outras ONGs de todo o mundo.