A HISTÓRIA DO GALPÃO APLAUSO

Em meados dos anos 90, a economista Ivonette Albuquerque resolveu criar um pequeno projeto para atender a 20 jovens que estivessem à margem da sociedade, sem oportunidades reais de serem inseridos no mercado de trabalho e consequentemente sem acesso ao mercado consumidor.

Foi assim que, em frente ao computador e num só fôlego, Ivonette criou o Projeto Galpão Aplauso.

A ideia inicial era atender apenas aos 20 jovens, dando formação artística. Os destaques nos cursos seriam divulgados em sua revista Aplauso, que deu nome ao projeto. Só que o primeiro e até hoje principal patrocinador da ideia, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), só firmava a parceria se fossem 300 jovens.

Desde então, novos projetos surgiram e ao longo de uma década, mais de 11 mil jovens já tiveram suas vidas transformadas pelo Galpão Aplauso.

Nosso Método

Espaço Físico

Arquitetura

O galpão da rua General Luis Mendes de Moraes traz na sua arquitetura essência e passado da história da Zona Portuária e dos trabalhadores da estiva do Rio de Janeiro. Poderia ter ficado ali, com suas colunas de ferro enferrujando, descuidado, entre tantos outros armazéns inutilizados.

Mas uma ideia criativa lhe deu uma nova vida, novo impulso. E o velho trapiche se transformou em um espaço de inovação educacional e de inclusão social: o Galpão Aplauso.

O Espaço

Espaço criado para viabilizar programas, projetos e ações sociais nas áreas de educação, arte e cultura, beneficiando jovens de diversas comunidades do Rio.

Desde 2004, aproximadamente 11 mil jovens foram e são beneficiados pelos seus projetos. Esta energia é recepcionada e acolhida em um espaço agregador, pulsante e alegre.

Resultados Obtidos

CAPACITAÇÃO VOLTADA À INDUSTRIA E SERVIÇOS

Mais de 11 mil jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos, já usufruíram de capacitação técnica em oficinas profissionalizantes para a dústria de infra estrutura e serviços. Atividades complementares como teatro, dança, música, artes plásticas, aulas de circo, reforço de português e matemática e a disciplina de Valores e Virtudes totalizam a formação desses jovens para o mercado de trabalho.


ALTA TAXA DE EMPREGABILIDADE

Durante três anos – entre 2011 e 2013 - o Galpão Aplauso foi avaliado por órgãos internacionais e estudos demonstraram um índice geral de empregabilidade de 64% nos cinco primeiros meses após o ingresso dos alunos no mercado de trabalho.

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA - 5 MESES APÓS FORMATURA

RESULTADOS EFETIVOS EM CRESCIMENTO DE RENDA

Alunos do Galpão Aplauso aumentam sua renda em cerca de 46%, cinco meses após a conclusão do curso e a entrada no mercado de trabalho. O gráfico abaixo representa o retorno do investimento feito na forma de remuneração dos jovens inseridos no mercado de trabalho no ano de 2014.


IMPACTO ECONÔMICO

O Galpão Aplauso teve um impacto significativo para seus patrocinadores. A cada 5,3 milhões de reais aplicados no Método Galpão Aplauso, são produzidos 10,9 milhões de reais na economia local onde os jovens circulam. O gráfico abaixo representa o retorno do investimento feita na forma de remuneração da economia local:


AVALIAÇÃO COMPARATIVA COM OUTROS PROJETOS DO BID

Os indicadores de emprego do Galpão Aplauso na economia formal representam 4 vezes o maior resultado já obtido por um projeto financiado pelo BID/FOMIN.


RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O Galpão Aplauso participa pelo 5º ano consecutivo do International Masters in Practicing Management (IMPM) – realizado no Brasil pela FGV. O criador do programa, Dr. Henry Mintzberg, após conhecer o projeto, convidou o Galpão Aplauso a receber os participantes anualmente para a aula de fechamento do curso.

Baixe a apresentação completa realizada pelo IPEA

Transparência

O conselho administrativo, o conselho fiscal e a diretoria do Galpão Aplauso dividem as funções de direcionar, supervisionar e executar as ações da organização em todos os seus segmentos, garantindo a transparência com seus patrocinadores no que tange aos investimentos e o cumprimento dos demais termos previstos em contrato acordado entre as partes.

O Galpão Aplauso também trabalha com a emissão de relatórios trimestrais, com plena disponibilização e demonstração financeira relativas à prestação de contas de qualquer um de seus projetos. Ao adotar essas práticas, o Galpão Aplauso tem ciência de sua transparência para com seus patrocinadores, e para com a sociedade civil.

Institutos que avaliaram e aprovaram a transparência do Galpão Aplauso