Noca da Portela marca presença em apresentação no Galpão Aplauso

A curta temporada do espetáculo ‘Um Único Grito’ – e muitos cantos, da Companhia de Arte do Galpão Aplauso, em cartaz na Zona Portuária do Rio de Janeiro termina neste sábado, dia 5, na sede do Galpão Aplauso, com entrada e estacionamento gratuitos, VLT na porta e pertinho da Rodoviária Novo Rio. Mas antes de deixarem o palco, os jovens do projeto social receberam nesta quarta-feira, dia 2, uma visita especial, Noca da Portela, aos 84 anos, fez questão de prestigiar e assistir pela primeira vez uma apresentação do bisneto, o jovem ator e cantor Rodrigo Canuto, que resolveu homenagear o bisavô em uma das cenas do espetáculo, cantando o clássico “É Preciso Muito Amor”, que completa 40 anos no final desse ano.

– Fiquei muito nervoso com a presença de toda a minha família, principalmente pela responsabilidade de cantar uma música do meu bisavô. Entrei no palco com as pernas tremendo. Achei até que ia esquecer alguma cena, mas deu tudo certo. Estou muito feliz – conta, Rodrigo

Durante a apresentação, Noca acompanhou com entusiasmo, e claro cantando.

– Estou muito impressionado e orgulhoso. Não sabia que meu bisneto era tão talentoso. Fiquei muito feliz em saber que tanto meu Rodrigo e tantos outros jovens estão dentro de um projeto que cuida de verdade deles – diz, Noca.

No final do espetáculo, Ivonette Albuquerque, idealizadora do Galpão Aplauso, que há 13 anos atende adolescentes e jovens em risco social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou que o grupo fará uma apresentação nos Estados Unidos.

– Fomos convidados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já é nosso parceiro, para uma apresentação na sede em Washington nos Estados Unidos. Rodrigo será um dos nossos representantes – afirma, Ivonette.

noca 2

A supervisão artística é da atriz, diretora e cantora Stella Miranda, a direção musical de Eder Targino, e de movimento de Eduardo Gomes, a criação e a concepção do espetáculo foram feitas coletivamente, com participação ativa dos jovens que integram a Companhia de Arte do Galpão Aplauso. O patrocínio é da Petrobras e da Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Lei de Incentivo.

Leia mais: ping-pong com Noca da Portela e Rodrigo Canuto

O processo coletivo – Tudo começou com uma pesquisa sobre movimentos populares negros do Brasil e dos Estados Unidos. Ao traçar um paralelo das perspectivas dos movimentos sociais e culturais expressos em diversos estilos (blues, rhythm and blues, jazz, gospel, soul, black music, hip hop, funk, choro, samba e até mesmo bossa nova). O espetáculo apresenta um repertório que vai dos primeiros lamentos entoados pelos negros escravizados nas plantações de algodão nos Estados Unidos e nas rodas de maculelê e capoeira nos canaviais brasileiros, à arte de rua que privilegia no hip hop a palavra, o ritmo e o corpo que dança.

O Consulado Americano no Rio de Janeiro teve papel importante no processo de criação, tendo proporcionado aos jovens do Galpão Aplauso um intercâmbio cultural e profissional por meio de wokshops com DJ, MC, Beatmaker e Dança ao lado de artistas e educadores norte-americanos de referência no movimento Hip Hop.

Em 2014, o Galpão Aplauso foi escolhido o melhor projeto social do mundo pelo Tesouro Americano.

 

Rodrigo Canuto, da Cia Aplauso (Foto: Mariana Vianna)
Rodrigo Canuto, da Cia Aplauso (Foto: Mariana Vianna)
Rodrigo Canuto, da Cia Aplauso (Foto: Mariana Vianna)
Rodrigo Canuto, da Cia Aplauso (Foto: Mariana Vianna)
Companhia Galpão Aplauso com Noca da Portela (Foto: Naila Oliveira)
Companhia Galpão Aplauso com Noca da Portela (Foto: Naila Oliveira)

==
SERVIÇO:

Um Único Grito’ – e muitos cantos – Galpão Aplauso

Temporada: de 26 de julho a 05 de agosto

Quando: Quarta a sábado

Hora: 18h30

Local: Galpão Aplauso

Endereço: Rua General Luís Mendes de Moraes, 50 – Santo Cristo

Maiores informações: (21) 2233-6648 | 98283-0000

Entrada gratuita

(VLT em frente, com a opção de estacionamento no local

===

FICHA TÉCNICA

Supervisão Geral – Ivonette Albuquerque

Supervisão Artística – Stella Miranda

Direção Musical – Eder Targino

Direção de Movimento e Dança – Eduardo Gomes

Preparação de Circo – Rodrigo Garcez

Iluminação – Anderson Ratto

Sonorização – Thiago Pinto

Produção – Ana Melo e Thiago Guimarães

Instrutor Circo – Thiago Merlino

Elenco Companhia Aplauso – Adriany Martins, Ana Livia Dalto, Beatriz Moreira, Andressa Duarte, Caio Mesquita, Denise Xavier, Flavia Falcão, Giullia Romeira, Jorge Luccas, Laary Sant’ss, Lucas Melo, Lucas Lima, Felix Marques, Matheus Jordan, Tony Mayke, Rodrigo Canuto, Yuri Muniz.

Profissionais convidados – Ex-integrantes da Companhia Aplauso: Wal Azzolini, Wagner Cria, Igor Frazão, Cleber Brown

Agradecimentos – A todos os alunos, parceiros, colaboradores e funcionários do Galpão Aplauso