TERMO DE REFERENCIA – GA-016/2017

DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS

 

 

BID/FUMIN Banco Interamericano de Desenvolvimento – Fundo multilateral de Investimentos
Escalamento Maior alcance da aplicação do método
GA Galpão Aplauso
Identidade Visual  É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia,  produto,  empresa,  instituição  ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual#cite_note-IV-1)

ISB Instituto Stimulu Brasil
Instrutores

Monitores

Profissionais de nível técnico responsável pelas oficinas técnicas.

 

Ex-alunos formados pelo Galpão Aplauso que irão auxiliar os instrutores nas oficinas.

Multiplicação Execução do método pelo Galpão Aplauso
OVE/BID Office of Evaluation and Oversight – BID
Replicação Criação de outro Galpão Aplauso em outro local (filial)
TDR Termos de Referência
Transferência Transferência de conhecimento para outras unidades executoras

HISTÓRICO

1.1   O ISB – Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, nascida em 2004. Criada para viabilizar programas, projetos e ações sociais cujos beneficiados são jovens de 17 a 29 anos, todos moradores de bairros de baixa renda.

1.2  Desde sua criação, o Galpão Aplauso atua na área de geração de renda e oportunidade de trabalho, buscando melhorar a situação socioeconômica de jovens de comunidades pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio de capacitações para inserção no mercado de trabalho, particularmente, na cadeia produtiva da indústria.

1.3   No ano de 2009 o ISB/Galpão Aplauso passou a ser financiado pelo BID/FUMIN – Banco Interamericano de Desenvolvimento e também por outros parceiros para pesquisar, estudar e consolidar um “Método de Educação para o Emprego”. Esse método tem como objetivo construir uma ponte entre os jovens pobres (mundo da oralidade, do socialmente afetivo) e o mercado de trabalho (mundo da escrita, do socialmente racional) para que, em curto espaço de tempo e a baixo custo, eleve-se o índice de empregabilidade e garanta a permanência no emprego, agregando valor para os jovens e suas famílias, para as empresas contratantes e, por sua vez, para a sociedade como um todo.

1.4  Mais de 10 mil jovens já passaram pelo Galpão Aplauso, moradores em mais de 500 comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

1.5  O diferencial para outros projetos profissionalizantes é a consolidação do “Método de Educação para o Emprego” que inova ao alterar a métrica praticada em cursos de qualificação. No lugar de focar seus objetivos/resultados na quantidade da emissão de certificados, o trabalho desenvolvido atualmente tem na empregabilidade o seu maior propósito (método e conteúdo).

1.6   O método concilia o reforço escolar, o instrumento socioafetivo, sociocultural e ético ao desempenho técnico, reproduzindo vivências e refletindo sobre elas. O conteúdo trabalha a transformação educacional da trajetória da casa, uma cultura afetiva e comportamental (mundo socialmente afetivo) para a cultura do empregador, um ciclo motivacional da rua (mundo socialmente racional).

1.7   Os resultados alcançados pela utilização do Modelo Galpão Aplauso revelam a eficácia da metodologia aplicada. O índice de empregabilidade do Galpão Aplauso é de 52% após seis meses de formados e 84% após doze meses de conclusão do curso.

1.8   Em 2014, o conceituado Office of Evaluation and Oversight (OVE/BID) publicou uma avaliação de impacto, resultado de três anos de monitoramento e acompanhamento do projeto de qualificação profissional do Galpão Aplauso.

1.9   Nesta avaliação foram constatados que o impacto econômico do Galpão Aplauso ocorre no aumento da taxa de emprego e no aumento no rendimento mensal para os jovens que já trabalham. Portanto, os jovens que passaram pelo método obtiveram um incremento na empregabilidade de 21,3% comparativamente a empregabilidade dos mesmos antes de ingressarem ao projeto, representando uma variação percentual de 64,5%. E com relação a renda mensal, também se obteve um incremento de 23,6% relativamente a renda do jovem na entrada do projeto, representando uma variação percentual de 46,2%. Para mais informações acesse aplauso.art.br

1.10   Outra importante revelação foi o dado de que a cada 5,3 milhões de reais aplicados no Método Galpão Aplauso, são produzidos 10,9 milhões de reais na economia local onde esses jovens circulam.

1.11   Esses significativos resultados renderam ao Galpão Aplauso o prêmio do Tesouro Americano na categoria de Inovação em Educação do ano de 2013.

                                   OBJETIVOS DO PROGRAMA

2.1    O objetivo geral do Programa, é melhorar a situação socioeconômica de jovens de comunidades de baixa renda por meio de capacitação para inserção no mercado de trabalho das cadeias produtivas de indústria, comércio e serviço, contribuindo para sua inclusão social.

2.2  O objetivo específico, é consolidar o modelo Galpão Aplauso de capacitação e inserção no mercado de trabalho para que possa ser escalonado e utilizado em outras cadeias produtivas, visando alcançar maior número de jovens capacitados, com habilidades que lhes permitam obter empregos de qualidade para  que esses objetivos sejam alcançados serão apoiadas ações e atividades que se dividem em três categorias:

2.2.1      Fortalecimento da capacidade instalada do GA por meio da preparação da equipe e a sistematização da metodologia, de forma que possa ser transferida para organizações interessadas em aplica-las;

2.2.2      Transferência e o Escalamento do modelo GA em distintos contextos e políticas públicas. O ISB deverá escalar o modelo em três localidades diferentes.

2.3.3      Desenvolvimento de materiais para a divulgação do método (Kits educacionais) e implantação de uma estratégia de comunicação que ofereça visibilidade ao programa. Espera-se também a realização de estudos de caso que reflitam a experiência obtida durante a implantação do modelo GA.

                          OBJETIVOS DA CONSULTORIA

 

3.1 Criação de novos produtos e mercados com a ampliação da rede de parceiros integrando o Plano de Sustentabilidade do ISB/Galpão Aplauso.

                      CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA

4.1 Essa consultoria deverá considerar na criação dos novos produtos os aspectos peculiares do ISB/Galpão Aplauso como organização do terceiro setor e a possibilidade de que os produtos entregues sejam parte do Plano de Sustentabilidade do ISB/Galpão Aplauso.

                               ESCOPO DOS SERVIÇOS

5.1   Criação de novo(s) produto(s) e mercado(s) com a ampliação da rede de parceiros caracterizando-os como ativos de Investimento de Impacto Social.

 

                            PRODUTOS

6.1 Parecer Técnico comparativo e propositivo dos diversos instrumentos de Investimento de Impacto Social existentes no mercado nacional e em outros mercados (até 31/7/2017)

6.2 Reuniões (seis) para a ampliação de rede de parceiros do ISB/Galpão Aplauso e consolidação das idéias (até 28/9/2017)

6.3 Prévia da apresentação do produto escolhido e da formação de seus sócios/investidores/parceiros (até 28/9/2017)

6.4 Entrega do produto final (até 28/10/2017)

 

                               PRAZO DE EXECUÇÃO

7.1   o prazo para entrega dos serviços é de 15/7/17 até 28/10/17.

 

                      FORMA DE APRESENTAÇÃO

8.1- Os produtos deverão ser apresentados em língua portuguesa e entregues em 2 (duas) vias originais, impressa em qualidade “Laser print” ou similar, em papel formato A4, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABTN (NBR 14724: 2002)

8.2 – Os materiais também deverão ser entregues em mídia digital e em ambiente Web.

 

                                      DIREITOS AUTORAIS

9.1       Os conteúdo dos materiais produzidos não poderão ser divulgados a quaisquer terceiros sem a autorização prévia, expressa e por escrito da contratante.

9.2       Todos os produtos desenvolvidos durante a realização deste trabalho serão de propriedade do Instituto Stimulu Brasil.

9.3       Deverá ser solicitada a autorização da contratante para a publicação e reprodução de materiais bibliográficos na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações e materiais resultantes deste Termo de Referência.

 

              CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

10.       QUADRO DE CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

(Componente 1 – ITEM 1.3.3 do Plano de Aquisições e 1.3.1 do POA)

 

BID / Fumin Executor
40.000,00  

100%

0%

Valores em R$

 

CONDIÇÕES E FORMA PAGAMENTO

11.1       O CONTRATADO deverá apresentar a nota fiscal de serviços para que seja efetuado o pagamento, em até 10 (dez) dias, em conta corrente de titularidade do CONTRATADO.

11.2       O CONTRATANTE deverá autorizar previamente ao CONTRATADO a emissão de Notas Fiscais, por meio da aprovação dos produtos entregues no período em questão.

 

QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA NECESSÁRIA E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

12.1     A seleção será realizada com base na qualificação para o serviço. A seleção deverá se basear na comparação das qualificações dos candidatos que manifestarem interesse na execução dos serviços. Os profissionais/empresa considerados para comparação de habilitações devem atender aos requisitos mínimos relevantes e aquele selecionado para contratação pelo Instituto Stimulu Brasil deverá ser o mais apto e estar plenamente habilitado ao desempenho da função. O consultor/empresa deverá comprovar aptidão para o desempenho de atividade pertinente e compatível com as características do objeto da consultoria, através de currículo com apresentação de atestados, certificados e /ou diploma.

 

                                MÉTODO DE SELEÇÃO

13.1     O método de seleção é o de Sistema Baseado nas Qualificações dos Consultores (SCC) (Norma GN-2350-9 – “Políticas para seleção e contratação de consultores financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento”- itens 3.7 pag 21).

                   OBSERVAÇÕES ADICIONAIS

14.1     Este Termo de Referência deverá ser parte integrante do contrato a ser firmado com o prestador de serviço.

 

Baixe o documento abaixo:

TR 016 Contratação de Consultoria Profissionais novos produtos