MÉTODO GALPÃO APLAUSO

INCLUSÃO E OPORTUNIDADES

O Galpão Aplauso promove a capacitação de jovens para o mercado de trabalho através de uma metodologia humanística, inovadora, técnica, ética e criativa.

NOSSO PÚBLICO

Jovens

Jovens (17 a 29 anos) com baixa escolaridade e sem formação profissional.

Famílias

Membros de famílias lideradas por mulheres.

Adolescentes

Adolescentes com dificuldades de aprendizagem e baixo desenvolvimento nas relações pragmáticas: escola e trabalho.

NOSSO MÉTODO

O Método de Educação Para o Emprego desenvolvido pelo Galpão Aplauso inova na percepção socioafetiva de aprendizado ocorrida na primeira infância e avança nos resultados pragmáticos, dando a possibilidade de uma vida mais digna a milhares de jovens, através da inserção deles no mercado produtivo.

Esse Método trata da trajetória da casa (mundo socialmente afetivo) para a rua (mundo socialmente pragmático).

BENEFÍCIOS DO MÉTODO

Estimula a prática da reflexão e desenvolve a concentração.

Apresenta e usa os instrumentos formais (intelectuais/pragmáticos) de conhecimento.

Nivela conhecimentos básicos.

Qualifica as relações humanas.

Utiliza dinâmicas como instrumento socioafetivo de aprendizagem.

Proporciona uma programação cultural de qualidade.

Disponibiliza conteúdos humanísticos.

Estimula a observação dos valores e virtudes na sociedade contemporânea.

RESULTADOS IMEDIATOS

Impacto socioeconômico

Avaliação do impacto comportamental e socioeconômico na vida dos jovens alunos, ex-alunos e de suas famílias.

Trabalho e consumo

Avaliação do impacto de empregabilidade significativa, incluindo essa população no mercado produtivo e consequentemente no mercado consumidor.

Renda

Uma proposta concreta de distribuição de riqueza (educação e trabalho) na substituição de uma política de distribuição de renda.

RESULTADOS Obtidos

Milhares de jovens de baixa renda, entre 17 e 29 anos, já usufruíram de formação humanística e capacitação técnica em oficinas profissionalizantes para a indústria de infraestrutura e serviços. Atividades complementares, como teatro, dança, música, artes plásticas, aulas de circo, reforço de português e matemática e a disciplina Valores & Virtudes ajudam a compor a formação desses jovens para o mercado de trabalho.

Durante três anos, entre 2011 e 2013, o Galpão Aplauso foi avaliado por órgãos internacionais e estudos demonstraram um índice geral de empregabilidade de 64% nos cinco primeiros meses após o ingresso dos alunos no mercado de trabalho. Ao longo dos 16 anos do projeto, nosso indicador médio de empregabilidade é de 71%.

AVALIAÇÃO DE METODOLOGIA - 5 MESES APÓS FORMATURA

Alunos do Galpão Aplauso aumentam sua renda em cerca de 46%, cinco meses após a conclusão do curso e a entrada no mercado de trabalho. 

O Galpão Aplauso teve um impacto significativo para seus patrocinadores. A cada 5,3 milhões de reais aplicados no Método Galpão Aplauso, são produzidos 10,9 milhões de reais na economia local onde os jovens circulam. 

Os indicadores de emprego do Galpão Aplauso na economia formal representam 4 vezes o maior resultado já obtido por um projeto financiado pelo BID/FOMIN.

http://aplauso.art.br/wp-content/uploads/2020/07/bid_grafico.jpg

O Galpão Aplauso participa pelo 9º ano consecutivo do International Masters in Practicing Management (IMPM) – realizado no Brasil pela FGV. O criador do programa, Dr. Henry Mintzberg, após conhecer o projeto, convidou o Galpão Aplauso a receber os participantes anualmente para a aula de fechamento do curso.

TRANSPARÊNCIA

O conselho administrativo, o conselho fiscal e a diretoria do Galpão Aplauso dividem as funções de direcionar, supervisionar e executar as ações da organização em todos os seus segmentos, garantindo a transparência com seus patrocinadores no que tange aos investimentos e ao cumprimento dos demais termos previstos em contrato acordado entre as partes.

O Galpão Aplauso também trabalha com a emissão de relatórios trimestrais, com plena disponibilização e demonstração financeira relativas à prestação de contas de qualquer um de seus projetos. Ao adotar essas práticas, o Galpão Aplauso tem ciência de sua transparência para com seus patrocinadores e a sociedade civil.

INSTITUTOS QUE AVALIARAM E APROVARAM A TRANSPARÊNCIA DO GALPÃO APLAUSO

Apoie o projeto

Conheça nossas oportunidades para empresas e pessoas físicas.

Patrocínio

Seja uma empresa parceira do Galpão Aplauso.

Doador

Seja um doador do
Galpão Aplauso.

Voluntariado

Seja voluntário no
Galpão Aplauso.

PATROCINADORES

Eles fazem parte da nossa história

Depoimentos

Começo dizendo o quanto eu sou grato por minha passagem como aluno do Galpão Aplauso. Foi um ciclo de aprendizado enorme em todos os conteúdos planejados pelas oficinas e que me fizeram desenvolver ainda mais questões do cotidiano e da sociedade. Retornar quinze anos depois como instrutor artístico só mostra como o projeto forma não só artistas mas, principalmente, cidadãos.

Filippe Neri

Aluno da primeira turma do Galpão Aplauso e atual professor da oficina de Teatro

Foi uma surpresa para mim. Um amigo falava muito sobre as oportunidades que o Galpão Aplauso poderia oferecer. O ponto forte é que, independentemente de tudo, aprendemos que a gente sempre pode dar a volta por cima do que acontece lá fora. O mundo da arte não é fácil, temos sempre que procurar o melhor de nós mesmo. Aprendemos a correr atrás sempre.

Raabe Roque

Aluna

Para mim, o ponto inicial é que o Galpão me ajudou a buscar meu sonho. Estou amando. Sinto que vai me proporcionar grandes oportunidades. O convívio aqui me fortalece muito, ainda mais com todas as dificuldades e falta de apoio que encontramos lá fora. Quando trago uma ideia minha, possa parecer loucura, mas sempre tenho incentivo para ajudar a realizar e tornar possível. Todas as possibilidades são possíveis. Basta garra, coragem e determinação para alcançá-las.

Gustavo do Nascimento Silva

Aluno

O Galpão Aplauso é o local onde posso me expressar da forma que quero, fazendo o que gosto. Um lugar de oportunidades. Encontro amigos de toda a cidade aqui. Para mim, que moro longe, é muito legal estar perto de tudo: posso sair daqui e visitar museus, teatros, pontos turísticos e conhecer mais a cidade.
Me ajuda a canalizar a energia que tenho em algo produtivo. Direcionando e construindo no coletivo.

Renan Correa de Sá Moura

Ex-aluno

O Galpão é o país das maravilhas! Quando entro aqui tenho muita liberdade para ser quem sou. Tenho espaço para fazer o que mais gosto e falar o que quero, desde que com consciência de que não invada o espaço das outras pessoas. Como o espaço tem grande diversidade, me tira da zona de conforto. Porque saio de um lugar onde a maioria é igual a mim e encontro pessoas diferentes. Isso me proporciona transmitir e absorver coisas novas, aprender…”

Jorge Lucas Nascimento Sousa

Ex-aluno