ENCERRADO / TERMO DE REFERENCIA – GA-006/2016

Contratação de Consultoria de Desenvolvimento de Materiais Didáticos para capacitação de alunos sob o “Método de Educação para o Emprego” do Galpão Aplauso. Programa“ Expansão do Modelo Inserção Laboral de Jovens em Risco –Galpão Aplauso”ATN/ME-15087-BR

 

 DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS

 

 

BID/FUMIN Banco Interamericano de Desenvolvimento – Fundo multilateral de Investimentos
Escalamento Maior alcance da aplicação do método
GA Galpão Aplauso
Instrutores Profissionais de nível técnico responsável pelas oficinas técnicas.
ISB Instituto Stimulu Brasil
Monitores Ex-alunos formados pelo Galpão Aplauso que irão auxiliar os instrutores nas oficinas.
Multiplicação Execução do método pelo Galpão Aplauso
OVE/BID Office of Evaluation and Oversight – BID
Replicação Criação de outro Galpão Aplauso em outro local (filial)
TDR Termos de Referencia
Transferência Transferência de conhecimento para outras unidades executoras

 

 

 

HISTÓRICO

 

  • O ISB – Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, nascida em 2004. Criada para viabilizar programas, projetos e ações sociais cujos beneficiados são jovens de 17 a 29 anos, todos moradores de bairros de baixa renda.
  • Desde sua criação, o Galpão Aplauso atua na área de geração de renda e oportunidade de trabalho, buscando melhorar a situação socioeconômica de jovens de comunidades pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio de capacitações para inserção no mercado de trabalho, particularmente, na cadeia produtiva da indústria.
  • No ano de 2009 o ISB/Galpão Aplauso passou a ser financiado pelo BID/FUMIN – Banco Interamericano de Desenvolvimento e também por outros parceiros para pesquisar, estudar e consolidar um “Método de Educação para o Emprego”. Esse método tem como objetivo construir uma ponte entre os jovens pobres (mundo da oralidade, do socialmente afetivo) e o mercado de trabalho (mundo da escrita, do socialmente racional) para que, em curto espaço de tempo e a baixo custo, eleve-se o índice de empregabilidade e garanta a permanência no emprego, agregando valor para os jovens e suas famílias, para as empresas contratantes e, por sua vez, para a sociedade como um todo.
  • Mais de 10 mil jovens já passaram pelo Galpão Aplauso, moradores em mais de 500 comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
  • O diferencial para outros projetos profissionalizantes é a consolidação do “Método de Educação para o Emprego” que inova ao alterar a métrica praticada em cursos de qualificação. No lugar de focar seus objetivos/resultados na quantidade da emissão de certificados, o trabalho desenvolvido atualmente tem na empregabilidade o seu maior propósito (método e conteúdo).
  • O método concilia o reforço escolar, o instrumento socioafetivo, sociocultural e ético ao desempenho técnico, reproduzindo vivências e refletindo sobre elas. O conteúdo trabalha a transformação educacional da trajetória da casa, uma cultura afetiva e comportamental (mundo socialmente afetivo) para a cultura do empregador, um ciclo motivacional da rua (mundo socialmente racional).
  • Os resultados alcançados pela utilização do Modelo Galpão Aplauso revelam a eficácia da metodologia aplicada. O índice de empregabilidade do Galpão Aplauso é de 52% após seis meses de formados e 84% após doze meses de conclusão do curso.
  • Em 2014, o conceituado Office of Evaluation and Oversight (OVE/BID) publicou uma avaliação de impacto, resultado de três anos de monitoramento e acompanhamento do projeto de qualificação profissional do Galpão Aplauso.
  • Nesta avaliação foram constatados que o impacto econômico do Galpão Aplauso ocorre no aumento da taxa de emprego e no aumento no rendimento mensal para os jovens que já trabalham. Portanto, os jovens que passaram pelo método obtiveram um incremento na empregabilidade de 21,3% comparativamente a empregabilidade dos mesmos antes de ingressarem ao projeto, representando uma variação percentual de 64,5%. E com relação a renda mensal, também obteve-se um incremento de 23,6% relativamente a renda do jovem na entrada do projeto, representando uma variação percentual de 46,2%. Para mais informações acesse aplauso.art.br
  • Outra importante revelação foi o dado de que a cada 5,3 milhões de reais aplicados no Método Galpão Aplauso, são produzidos 10,9 milhões de reais na economia local onde esses jovens circulam.
  • Esses significativos resultados renderam ao Galpão Aplauso o prêmio do Tesouro Americano na categoria de Inovação em Educação do ano de 2013.

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

 

2.1         O objetivo geral do Programa, é melhorar a situação socioeconômica de jovens de comunidades de baixa renda por meio de capacitação para inserção no mercado de trabalho das cadeias produtivas de indústria, comércio e serviço, contribuindo para sua inclusão social.

 

2.2         O objetivo específico, é consolidar o modelo Galpão Aplauso de capacitação e inserção no mercado de trabalho para que possa ser escalonado e utilizado em outras cadeias produtivas, visando alcançar maior número de jovens capacitados, com habilidades que lhes permitam obter empregos de qualidade.Para que esses objetivos sejam alcançados serão apoiadas ações e atividades que se dividem em três categorias:

 

2.2.1      Fortalecimento da capacidade instalada do GA por meio da preparação da equipe e a sistematização da metodologia, de forma que possa ser transferida para organizações interessadas em aplica-las;

 

2.2.2      Transferência e o Escalamento do modelo GA em distintos contextos e políticas públicas. O ISB deverá escalar o modelo em três localidades diferentes.

 

2.3.3      Desenvolvimento de materiais para a divulgação do método (Kits educacionais) e implantação de uma estratégia de comunicação que ofereça visibilidade ao programa. Espera-se também a realização de estudos de caso que reflitam a experiência obtida durante a implantação do modelo GA.

 

OBJETIVOS DA CONSULTORIA

3.1          Criação e desenvolvimento, conforme orientação prévia da sistematização do “Método Galpão Aplauso de Educação para o Trabalho” de cartilhas, manuais e outras peças gráficas e/ou digitais de transferência do Método com linguagem jovem dirigida ao público formado por alunos, instrutores e monitores participantes do Programa. Os produtos deverão ser elaborados com temas à escolha da Coordenação Executiva, baseados nos conteúdos já existentes no Programa, atualizando-os e melhorando-os para fins de capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.

3.2          O Programa usa linguagem de capacitação específica do Método e os produtos serão temáticos, sendo inicialmente escolhidos os seguintes temas: “Valores e Virtudes”, Português e Matemática.

3.3- Os produtos deverão ser desenvolvidos, adequados e ajustados conforme demanda, no período de duração do Convênio. Inicialmente este Termo de Referência prevê uma primeira etapa de 12 meses.

 

CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA

4.1          Considerando-se os desafios e a complexidade do Programa no que se refere à transferência e o escalamento de um modelo, desde sua aplicação em um contexto específico até sua implantação em uma escala maior, em contextos diferentes, espera-se contratar consultor que apresente experiência em coordenação de trabalhos editoriais dirigido a este público e que tenha no mínimo 5 anos em experiência na área editorial, devendo apresentar materiais já desenvolvidos para este público;

4.2          Os materiais deverão ser desenvolvidos em estreita sintonia com os conceitos e valores do Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso praticados pelos coordenadores e gestores;

4.3          Para o desenvolvimento dos materiais didáticos espera-se que a consultoria:

4.3.1      Interaja com a equipe de execução do Programa, com a Consultoria de Comunicação e com a de Sistematização, e identifique possíveis gaps de comunicação durante a capacitação do Programa, por meio da análise de materiais didáticos existentes;

4.3.2      Identifique os desafios a serem enfrentados pela equipe GA no que tange à comunicação com os jovens para que sejam amenizados por meio dos materiais a serem desenvolvidos;

4.3.3      Desenvolva os materiais com uso de linguagem atraente para jovens e adolescentes;

4.4          Os serviços deverão ser realizados por meio de visitas presenciais para verificação do ambiente de implantação e do modelo existente de intervenção junto aos jovens e parceiros, sendo que se entende que o desenvolvimento dos materiais poderá ser realizado à distancia, assim, poderão ser usados métodos de intervenção semi presencial (reuniões via skype) de forma a reduzir o custo do trabalho;

4.5          Todos os materiais desenvolvidos deverão ser previamente validados pela equipe de Coordenação Executiva e Técnica do GA.

 

ESCOPO DOS SERVIÇOS

5.1          Desenvolver materiais didáticos para transferência do conhecimento, visando uma melhor compreensão da técnica e do conteúdo contidos no “Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego”

 

 

PRODUTOS

6.1          Análise e revisão do conteúdo existente nas disciplinas de Valores e Virtudes, Português e Matemática dos níveis 1, 2 e 3 do “Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego”

6.2          Desenvolvimento e entrega de 21 materiais didáticos ( 9 para instrutores, 9 para alunos e 3 para monitores) prontos para que sejam repassados à equipe de criação de identidade visual para serem diagramados, ilustrados e convertidos para linguagem de impressão em alta definição.

PRAZO DE EXECUÇÃO

7.1       o prazo para entrega dos serviços é de 12 meses.

 

 

PRODUTO / EXECUÇÃO MENSAL M1 M2 M3 M4 M5 M6 M7 M8 M9 M

10

M 11 M 12
Conhecimento do Método e análise de materiais didáticos existentes e respectivas aplicações em sala de aula x x
Reuniões com equipes do Galpão Aplauso para discussão sobre os materiais a serem desenvolvidos e metodologia a ser aplicada x x

 

Reuniões contínuas com equipe do Galpao Aplauso (1xmês) x x x x x x x x x x
Manual dos Instrutores (9 temas) x x x x
Manual dos Monitores (3 temas) x
Manual dos Alunos (9 temas) X x x
Ajustes e Adequações dos produtos. x x
 

FORMA DE APRESENTAÇÃO

 

8.1       Os produtos deverão ser escritos em língua portuguesa e entregues em 02 (duas) vias originais, impressa em qualidade “Laser print” ou similar, em papel formato A4, em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR 14724:2002).

8.2       Os materiais deverão ser entregues em mídia digital em formato Microsoft Office Word, em versão indicada pelo contratante, e também em formato pdf.

8.3       Os Manuais assim como as ferramentas de capacitação parte do produto deverão ser entregues em formato Microsoft Excel ou formato compatível com a utilização destes produtos, (impressos ou outras formas de apresentação eletrônica) desde que devidamente validados pela Coordenação do programa.

8.4- A criação de ilustração e identidade visual dos Manuais será contratada separadamente pela Coordenação do Programa; ressalta-se que ambas equipes (de desenvolvimento didático e de ilustração e identidade visual) deverão trabalhar simultaneamente para que ao término dos 12 meses os materiais estejam prontos para uso.

 

DIREITOS AUTORAIS

9.1       Os conteúdos dos materiais produzidos não poderão ser divulgados a quaisquer terceiros sem a autorização prévia, expressa e por escrito da contratante.

9.2       Todos os produtos desenvolvidos durante a realização deste trabalho serão de propriedade do Instituto Stimulu Brasil .

9.3       Deverá ser solicitada a autorização da contratante para a publicação e reprodução de materiais bibliográficos na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações e materiais resultantes deste Termo de Referência.

CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

10        QUADRO DE CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

(Componente 1 – ITEM 1.3.1 do Plano de Aquisições e 1.1.1 do POA)

Valores em R$

Descrição Vr. Total BID / Fumin Executor
01 Consultoria de criação e desenvolvimento do material didático 54.000,00 100% 0%
 

 

 

CONDIÇÕES E FORMA PAGAMENTO

 

11.1     O CONTRATADO deverá apresentar a nota fiscal de serviços para que seja efetuado o pagamento, em até 10 (dez) dias, em conta corrente de titularidade do CONTRATADO.

 

11.2     O CONTRATANTE deverá autorizar previamente ao CONTRATADO a emissão de Notas Fiscais, por meio da aprovação dos produtos entregues no período em questão.

 

QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TECNICA NECESSÁRIA

12.1     O CONTRATADO deverá comprovar experiência para a execução dos serviços, que conte com no mínimo:

12.1.1  No mínimo 5 anos de experiência em Coordenação de trabalhos editoriais, e/ou publicações didáticas, e/ou manuais técnicos.

12.1.2  Consultor sênior com formação em Comunicação Social, mais de 5 anos de experiência na área editorial, preferencialmente tendo participado de projetos de educação e trabalho para público jovem;

12.1.3  Consultor com experiência em publicação de materiais que contenham conteúdo educacional e/ou informações sociais e/ou comportamentais dirigidos ao público jovem e adolescentes.

 

MÉTODO DE SELEÇÃO.

13.1     O método de seleção é o de Sistema Baseado nas Qualificações dos Consultores (SQC) (Norma GN-2350-9 – “Políticas para seleção e contratação de consultores financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento”- itens 3.7 pag 21).

13.2    Deverão ser submetidos à apreciação da Contratante, documentos que comprovem experiência da proponente tais como: Portfólio de trabalhos executados, atestados e/ou outros documentos que contribuam para o conhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa;

13.3 O ISB solicitará entrevistas de avaliação com os proponentes .

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS

14           Este Termo de Referência deverá ser parte integrante do contrato a ser firmado com o prestador de serviço.