A história por trás da sede do Galpão Aplauso

Um dos exemplos da arquitetura em ferro do movimento moderno do Brasil após os anos 1950, galpão foi antigo armazém da CSN. Símbolos do mesmo período, a Torre de TV de Brasília e o hangar do aeroporto Santos Dumont já são protegidos como patrimônio cultural brasileiro

Este anexo disponível abaixo tem como ponto de partida e referência o trabalho “Proposta de Tombamento | Antigo Armazém da CSN, atual sede do Galpão Aplauso – Projeto Educacional”, coordenado pela consultora Mariângela Castro. Trata-se do resumo arquitetônico e histórico acrescido de informações sobre o papel do Antigo Armazém da CSN (Armazém Externo nº 5) no desenvolvimento econômico e industrial brasileiro, a partir da década de 1950. O escritório Fragoso &Ness, responsável pela concepção e construção do Armazém, teve participação direta em importantes marcos da arquitetura em ferro do movimento moderno, como a torre de TV de Brasília e o hangar do aeroporto Santos Dumont, ambos já protegidos como patrimônio cultural brasileiro.

O Galpão Aplauso, motivado pelas constantes manifestações de interesse vindas de profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, história, artístico-cultural, indústria e logística, e reconhecendo o destaque deste equipamento industrial em todas essas áreas, realizou pesquisa para conhecer mais profundamente a história de seu espaço. E descobriu, então, a enorme importância arquitetônica e histórica (desenvolvimento econômico e industrial) deste equipamento, que foi de grande relevância para o desenvolvimento industrial brasileiro, como centro de logística para as exportações de produtos siderúrgicos da, na época, recém-criada Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.

Segundo João Bosco Setti, da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, a malha ferroviária pertencente ao Armazém Externo nº 5 foi construída pela CSN, a primeira siderúrgica integrada, com trilhos em dois tamanhos de bitolas e dormentes de aço de fabricação própria, produtos genuinamente nacionais, raros de se encontrar atualmente. Localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, o Armazém interligava os modais rodoviário, ferroviário e marítimo, representando uma grande inovação no sistema de distribuição da época, enfatizando assim a aplicação pioneira na malha ferroviária, ainda hoje existente no Galpão Aplauso.

A função do antigo Armazém Externo nº 5 era estocar e distribuir a produção da CSN, enquanto aguardava a chegada dos navios para o carregamento dos seus produtos siderúrgicos, destinados ao mercado externo.

Construído totalmente com ferro produzido pela CSN, o Armazém externo n° 5 foi o marco logístico da industrialização brasileira, rompendo com a tradição exportadora do País, até então voltada exclusivamente para os produtos agrícolas, particularmente o café. Paralelamente, iniciou-se um novo ciclo econômico brasileiro, o da industrialização, numa trajetória de crescimento e sucesso.

A pesquisa demonstrou que, além da sua importância arquitetônica e histórica (econômica e industrial), o equipamento e sua malha ferroviária trazem consigo ousadia e inovação até então inéditos em projetos brasileiros, envolvendo estruturas metálicas de alta complexidade e utilizando matéria prima totalmente nacional.

A importância arquitetônica e histórica desse equipamento industrial direcionou e inspirou o Galpão Aplauso na criação de um método de ensino profissionalizante voltado para a indústria, integrando jovens das diferentes comunidades do Rio de Janeiro. A memória das atividades do antigo Armazém Externo nº 5 está representada de forma viva nas oficinas de logística, serralheria e solda, entre outras.

“Não somos nós que damos um novo uso ao equipamento, mas sim o próprio equipamento é que nos direciona e nos inspira em seu novo uso.”

 

Clique na imagem e faça download do projeto de tombamento do Galpão Aplauso
Clique na imagem e faça download do projeto de tombamento do Galpão Aplauso