Estudo de Caso sobre o Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego/MGA em São Paulo

Com 14 anos de existência, o Galpão Aplauso coleciona sucessos e reconhecimento. Um trabalho tão bem-sucedido permitiu levar o Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego para além dos limites do RJ.

Com 14 anos de existência e cerca de 11 mil jovens formados – moradores de mais de 500 comunidades do Rio de Janeiro –, o Galpão Aplauso coleciona sucessos e reconhecimento. Um trabalho tão bem-sucedido permitiu ampliar os horizontes e levar o Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego para além dos limites do Rio de Janeiro.

Onde?

Pela primeira vez atuando fora do estado do Rio de Janeiro, o Galpão Aplauso lançou um modelo inédito de capacitação integrada em duas cidades paulistas, Itapevi e Barueri, com a formação de jovens alunos em mais de uma função, todos integrantes de famílias de baixa renda – apenas 13% tinham renda familiar acima de R$ 1.874,00. (1 salário mínimo e meio)

Quais cursos?

Os cursos escolhidos para a ação pioneira foram o de Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança e o de Auxiliar de Logística e Operador de Empilhadeira.

 Quando?

Realizados no primeiro semestre de 2018, os cursos multifuncionais são um desdobramento dos ministrados anteriormente e com sucesso no Rio de Janeiro, em parceria com as Lojas Americanas, no caso de Auxiliar de Logística e Operador de Empilhadeira, e com a Tyco/Johnson Control, em relação ao curso de Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança.

 E os parceiros?

A proposta inédita, implantada em Itapevi, em parceria com a B2W Digital, que cedeu suas instalações, e em Barueri, com o apoio da Fatec/Barueri – Faculdade de Tecnologia, que pertence ao Centro Paula Souza, teve o objetivo de complementar a capacitação individual e aumentar a empregabilidade pós-curso em uma região de mercado expressivo, já que é o maior polo de logística da América Latina.

Quantos jovens?

Ao todo, foram inicialmente selecionados 25 jovens para cada curso, de mais de 100 inscritos seguindo, principalmente, os critérios de renda e idade.

Qual o perfil dos alunos?

Em relação ao gênero, a predominância foi masculina (77%).

Estudo de Caso SP Gênero

 

Das duas turmas, a cor parda teve o maior índice (49%), seguida de branco (28%), preto (19%), indígena (2%) e amarelo (2%).

Estudo de Caso SP Cor

 

A renda mensal familiar, entre a maioria, foi de até R$ 1.200,00 com apenas 13% acima de R$ 1.874,00.

Estudo de Caso SP Renda Familiar

 

Conheça a estrutura física dos cursos

 

Instalador de sistema eletrônico de segurança.

Em Barueri, a FATEC cedeu duas salas de aula, uma delas para as aulas teóricas e a outra para laboratório.

A cessão de espaço foi possível graças ao Acordo de Cooperação Técnica realizado entre o Centro Paula Souza e o Galpão Aplauso.

A sala transformada em laboratório foi equipada com seis bancadas, computadores e todo o material necessário para as práticas, como redes de computadores, sistema de CFTV, Sistema de alarme e intrusão e sistema de acesso. O material foi cedido pela empresa Johnson Control.

 

Auxiliar operacional de logística e operador de empilhadeira.

O curso foi realizado nas instalações da B2W Digital, em uma área localizada dentro do Centro de Distribuição, com regras rígidas de entrada e saída.

Além de sala para as aulas teóricas, a empresa cedeu estruturas, porta pallets, pallets, 2 empilhadeiras elétricas, uma transpaleteira elétrica e 3 carrinhos hidráulicos (paleteiras manuais), para as aulas práticas e realização de simulações.

Estudo de Caso SP Foto

 

 

INSTALADOR DE SISTEMA ELETRÔNICO DE SEGURANÇA

FATEC – Barueri

Realizado pelo Galpão Aplauso no primeiro semestre de 2018, na Fatec de Barueri, o curso de Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança alcançou resultados expressivos na avaliação dos alunos.

A aprovação foi marcante: 100% deles se sentem mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho e todos eles indicariam o curso para um amigo. A média das notas dadas ao curso pelos alunos ficou em 9,19.

 

Português e Matemática mais fáceis

Unanimidade entre os alunos, 100% afirmam que Português e Matemática se tornaram mais fáceis depois do curso e 9 alunos disseram que as aulas do Galpão Aplauso são 100% melhores do que as dos cursos tradicionais.

 

Gráficos

Avaliação da absorção de conhecimento das aulas de Português e Matemática

Estudo de Caso Português Conhecimentos (5)

 

Estudo de Caso SP Matemática Conhecimentos (6)

 

Gráfico

Evolução do conhecimento dos jovens em relação às disciplinas de Matemática, Português, Valores e Virtudes e parte técnica.

 Estudo de Caso SP Conhecimentos (7)

 

Azul: Aumentaram muito

Caramelo: aumentaram um pouco

Marrom: mantiveram o mesmo nível

Duplo verde: pioraram um pouco ou pioraram muito

 

Gráfico

Avaliação dos alunos em relação às aulas técnicas

 

Estudo de Caso SP Parte Técnica (8)

 

Valores & Virtudes: 100% de aprovação

Todos os alunos disseram que as aulas de Valores & Virtudes foram importantes para eles, uma unanimidade do curso do Galpão Aplauso. Coragem, cautela, respeito, ética, corrupção, preconceito, tolerância, concentração e bons modos foram os temas que mais se destacaram.

Estudo de Caso SP Conhecimentos VV (9)

 

Entretenimento e cultura: mais jornal e nada de teatro

Em relação à cultura, foi possível perceber que atualmente o teatro é uma arte fora do alcance – ou do interesse – da maioria dos alunos, apesar de existirem peças gratuitas. Sobre leitura, mais de 50% disseram que passaram a ler mais livros depois do curso. Sete deles foram mais ao cinema e 12 passaram a ver mais jornal pela tevê. Seis passaram a ir mais a shows.

 

 Frequência

Dos alunos matriculados, 5 saíram do curso por terem encontrado trabalho. Em dezembro, as aulas têm índice menor de presença no período entre Natal e Ano Novo.

Estudo de Caso SP Presença Instalador SistSeg (10)

 

AUXILIAR DE LOGÍSTICA E OPERADOR DE EMPILHADEIRA

B2W – Itapevi

 

Assim como o curso de Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança, o de Auxiliar de Logística e Operador de Empilhadeira também foi realizado no primeiro semestre deste ano, em São Paulo, nas instalações da B2W.

Ao avaliarem o curso, a média das notas dadas pelos alunos ficou em 9,22.

Parte dos alunos também sugeriu mais aulas práticas, mais equipamentos e maior carga horária, e 6 deles se mostraram inseguros sobre a possiblidade de conseguir emprego. No entanto, todos eles, com exceção de um, estão se sentindo mais preparados para o mercado de trabalho.

Importante: todos eles indicariam o curso para um amigo.

 

 

Português e Matemática sem traumas

De acordo com a opinião dos alunos, o curso demonstrou eficiência em suas aulas de Português e Matemática, assim como nas aulas de Valores & Virtudes e parte técnica.

 

Gráficos

Avaliação da absorção de conhecimento das aulas de Português e Matemática

 Estudo de Caso SP Português (11)

 

 

Estudo de Caso SP Matemática (12)

 

 

Sendo que:

Azul: 65%

Rosa: 25%

Roxo: 10%

Duplo azul escuro: 0%

 

 

Gráfico

Evolução do conhecimento dos jovens em relação às disciplinas ministradas.

 Estudo de Caso SP Conhecimentos (13)

 

Gráfico

Avaliação dos alunos em relação às aulas técnicas

Estudo de Caso SP Técnica (14)

 

Unanimidade: Valores & Virtudes

Assim como aconteceu no curso de Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança, 100% dos alunos reafirmaram a importância da disciplina Valores & Virtudes. De todos os alunos, com uma única exceção, todos disseram que depois das aulas de V&V “algo se modificou dentro deles”.

Estudo de Caso SP VV (15)

 

Hábitos culturais e lazer

Em relação leitura, 7 dos 22 alunos disseram que passaram a ler mais livros. Três deles afirmaram que agora vão mais ao cinema e 10 assistem mais jornais na tevê. Também três dos alunos falaram que agora vão mais ao teatro e dois assinalaram que vão mais a shows.

 

Frequência

Assim como no curso de Instalador de Sistema Eletrônico de Segurança, os alunos mantiveram forte presença nas aulas.

Estudo de Caso SP Presença (16)

 

Galpão Aplauso/SP

A primeira experiência do Galpão Aplauso no Estado de São Paulo mostrou-se eficiente e produtiva. Um case de sucesso, com os alunos aprovando sem restrições o Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego (MGA).

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Comente! Dê sugestões! Tire suas dúvidas!

Sua opinião sobre o trabalho do Galpão Aplauso é importante e indispensável para que o nosso trabalho seja cada vez mais relevante para a inserção de jovens em situação de risco no mercado de trabalho. Só atingiremos o nosso objetivo com o seu apoio.

Escreva para o e-mail: aplauso@aplauso.art.br

 ________________________________________________________________________________________________________________________