Galpão Aplauso e LASA querem ampliar parceria

Após mais de um ano de parceria, Galpão Aplauso e Lojas Americanas querem ampliar a parceria.

Após mais de um ano de parceria, Galpão Aplauso e Lojas Americanas querem ampliar a parceria. Com o objetivo de traçar novas estratégias,  Bruna Saboia, Rodrigo Menossa e Jose Mauro R. Barros visitaram o Galpão Aplauso no dia 13 de julho

A ideia de oferecer em São Paulo, onde a empresa possui grandes centros de distribuição, o curso de operador de empilhadeira, que hoje é ministrado no GA no Rio, deu os primeiros passos. Também foi proposto um treinamento para os funcionários que já estão na empresa, oferecendo a formação humanística do Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego. Rodrigo Menosa, da B2W de São Paulo, lembou que existe uma grande rotatividade de empregados de nível básico nos centros de distribuição da empresa.

Os visitantes assistiram a uma apresentação do Galpão Aplauso, mostrando seu histórico e seu objetivo de empregar jovens de baixa renda modificando de forma estruturante sua realidade socioeconômica através de cursos que oferecem uma formação técnica e humanística. Foram abordados os resultados de empregabilidade e renda obtidos pelo Galpão Aplauso na avaliação realizada pelo OVE/BID (Office of Evaluation and Oversight) e os resultados alcançados pela parceria entre o Galpão Aplauso, Lojas Americanas e BNDES através da Linha ISE (Investimento Social de Empresas) com o curso de Operador de Logística oferecido dentro do Galpão Aplauso em sua sede no Rio de Janeiro. Os resultados mostraram que os jovens formados pelo Galpão Aplauso contratados pelas Lojas Americanas receberam notas maiores que os outros funcionários em todos os quesitos na avaliação de desempenho realizado pela empresa, comprovando a efetividade do método.

Após a apresentação dos resultados, foi explicado como o Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego funciona, mostrando a trajetória do jovem que chega ao Galpão, recebendo primeiro as ações significativas do nível 1 (Primeiro Passo), obtendo formação humanística através das oficinas de artes plásticas, música, circo, teatro e dança junto com as oficinas de raciocínio lógico, valores e virtudes e oficina da palavra. Com o fim deste nível, o jovem pode ir para o nível 2 (Um Passo de Cada Vez) onde, além da oficina técnica, recebe reforço escolar de português e matemática e aulas de valores e virtudes. Ao finalizar o nível 2, ele está apto a ingressar no nível 3 (Um Passo a Mais) no qual, além de uma formação técnica especializada, recebe aulas de matemática e português voltadas especificamente para a profissão e é estimulado a criar um pensamento crítico através das aulas de valores e virtudes que abordam os grandes temas da vida. Ao concluir esses níveis, o aluno não possuirá apenas a linguagem da oralidade, mas também a linguagem escrita, do mundo racional, e se tornará um cidadão ativo e formador de opinião.

Em seguida eles visitaram o projeto patrocinado pelas Lojas Americanas em parceria com o BNDES através da Linha ISE (Investimento Social de Empresas). O projeto oferece o curso de Operador de Logística para jovens de baixa renda moradores preferencialmente da baixada e zona oeste do Rio de Janeiro. O curso inclui as formações de operador de empilhadeira, conferente, auxiliar operacional e assistente de qualidade.  O projeto tem como objetivo principal a capacitação de 270 jovens, empregando pelo menos 50% deles. Para a realização do curso foi montado um mini centro de distribuição (CD) para que os alunos pudessem vivenciar na prática a realidade do trabalho. Este projeto faz parte do nível 2 do Método Galpão Aplauso e conta também com a parceira do BID/FUMIN.