TERMO DE REFERENCIA – GA-004/2016
Contratação de Assessoria de Comunicação e Imprensa para o Programa (Consultoria Individual)
“ Expansão do Modelo Inserção Laboral de Jovens em Risco –Galpão Aplauso”
ATN/ME-15087-BR
Rio de Janeiro, XX de fevereiro de 2016
CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAM
DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS
HISTÓRICO
OBJETIVOS DO PROGRAMA
OBJETIVOS DA CONSULTORIA
CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA
ESCOPO DOS SERVIÇOS
PRE-REQUISITOS
PRODUTOS
FORMA DE APRESENTAÇÃO
DIREITOS AUTORAIS
PRAZO DE EXECUÇÃO
CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA
FORMA DE PAGAMENTO
MÉTODO DE SELEÇÃO
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
BID/FUMIN | Banco Interamericano de Desenvolvimento – Fundo multilateral de Investimentos |
Escalamento | Maior alcance da aplicação do método |
CLIPPING | Processo de seleção de notícias veiculadas sobre determinado tema |
GA | Galpão Aplauso |
ISB | Instituto Stimulu Brasil |
Multiplicação | Execução do método pelo Galpão Aplauso |
OVE/BID | Office of Evaluation and Oversight – BID |
Replicação | Criação de outro Galpão Aplauso em outro local (filial) |
RSP | Relatórios Semestrais de Progresso |
TDR | Termos de Referencia |
Transferência | Transferência de conhecimento para outras unidades executoras |
HISTÓRICO
1.1. O ISB – Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso é uma organização não
governamental, sem fins lucrativos, nascida em 2004. Criada para viabilizar
programas, projetos e ações sociais cujos beneficiados são jovens de 17 a 29 anos,
todos moradores de bairros de baixa renda.
1.2. Desde sua criação, o Galpão Aplauso atua na área de geração de renda e
oportunidade de trabalho, buscando melhorar a situação socioeconômica de jovens
de comunidades pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio de
capacitações para inserção no mercado de trabalho, particularmente, na cadeia
produtiva da indústria.
1.3. No ano de 2009 o ISB/Galpão Aplauso passou a ser financiado pelo BID/FUMIN –
Banco Interamericano de Desenvolvimento e também por outros parceiros para
pesquisar, estudar e consolidar um “Método de Educação para o Emprego”. Esse
método tem como objetivo construir uma ponte entre os jovens pobres (mundo da
oralidade, do socialmente afetivo) e o mercado de trabalho (mundo da escrita, do
socialmente racional) para que, em curto espaço de tempo e a baixo custo, eleve-se o
índice de empregabilidade e garanta a permanência no emprego, agregando valor
para os jovens e suas famílias, para as empresas contratantes e, por sua vez, para a
sociedade como um todo.
1.4. Mais de 10 mil jovens já passaram pelo Galpão Aplauso, moradores em mais de 500
comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
1.5. O diferencial para outros projetos profissionalizantes é a consolidação do “Método de
Educação para o Emprego” que inova ao alterar a métrica praticada em cursos de
qualificação. No lugar de focar seus objetivos/resultados na quantidade da emissão
de certificados, o trabalho desenvolvido atualmente tem na empregabilidade o seu
maior propósito (método e conteúdo).
1.6. O método concilia o reforço escolar, o instrumento socioafetivo, sociocultural e ético
ao desempenho técnico, reproduzindo vivências e refletindo sobre elas. O conteúdo
trabalha a transformação educacional da trajetória da casa, uma cultura afetiva e
comportamental (mundo socialmente afetivo) para a cultura do empregador, um ciclo
motivacional da rua (mundo socialmente racional).
1.7. Os resultados alcançados pela utilização do Modelo Galpão Aplauso revelam a eficácia
da metodologia aplicada. O índice de empregabilidade do Galpão Aplauso é de 52%
após seis meses de formados e 84% após doze meses de conclusão do curso.
1.8. Em 2014, o conceituado Office of Evaluation and Oversight (OVE/BID) publicou uma
avaliação de impacto, resultado de três anos de monitoramento e acompanhamento
do projeto de qualificação profissional do Galpão Aplauso.
1.9. Nesta avaliação foram constatados que o impacto econômico do Galpão Aplauso
ocorre no aumento da taxa de emprego e no aumento no rendimento mensal para os
jovens que já trabalham. Portanto, os jovens que passaram pelo método obtiveram
um incremento na empregabilidade de 21,3% comparativamente a empregabilidade
dos mesmos antes de ingressarem ao projeto, representando uma variação
percentual de 64,5%. E com relação a renda mensal, também obteve-se um
incremento de 23,6% relativamente a renda do jovem na entrada do projeto,
representando uma variação percentual de 46,2%. Para mais informações acesse
www.aplauso.art.br
1.10. Outra importante revelação foi o dado de que a cada 5,3 milhões de reais aplicados
no Método Galpão Aplauso, são produzidos 10,9 milhões de reais na economia local
onde esses jovens circulam.
1.11. Esses significativos resultados renderam ao Galpão Aplauso o prêmio do Tesouro
Americano na categoria de Inovação em Educação do ano de 2013.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
2.1 O objetivo geral do Programa, é melhorar a situação socioeconômica de jovens de
comunidades de baixa renda por meio de capacitação para inserção no mercado de
trabalho das cadeias produtivas de indústria, comércio e serviço, contribuindo para
sua inclusão social.
2.2 O objetivo específico, é consolidar o modelo Galpão Aplauso de capacitação e
inserção no mercado de trabalho para que possa ser escalonado e utilizado em
outras cadeias produtivas, visando alcançar maior número de jovens capacitados,
com habilidades que lhes permitam obter empregos de qualidade.Para que esses
objetivos sejam alcançados serão apoiadas ações e atividades que se dividem em três
categorias:
2.2.1 Fortalecimento da capacidade instalada do GA por meio da preparação da equipe e a
sistematização da metodologia, de forma que possa ser transferida para
organizações interessadas em aplica-las;
2.2.2 Transferência e o Escalamento do modelo GA em distintos contextos e políticas
públicas. O Galpão Aplauso deverá escalar o modelo em três localidades diferentes.
2.3.3 Desenvolvimento de materiais para a divulgação do método (Kits educacionais) e
implantação de uma estratégia de comunicação que ofereça visibilidade ao
programa. Espera-se também a realização de estudos de caso que reflitam a
experiência obtida durante a implantação do modelo GA.
3.1 Planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional do
Programa como recurso estratégico de sua interação com seus diferentes públicos,
visando informar, o desenvolvimento do Programa, suas atividades e seus produtos.
3.2 O(A) Assessor(a) de Comunicação e Imprensa será responsável por:
3.2.1 Intensificar a comunicação nas áreas atendidas pelo projeto;
3.2.2 Definir as pautas âncoras e os temas do projeto ,juntamente com a Coordenação;
3.2.3 Estreitar relacionamento com os jornalistas targets das editorias de economia,
responsabilidade social, sociedade , cidade e educação;
3.2.4 Fazer o monitoramento de clipping;
3.2.5 Orientar discursos pró-ativos ou não, que devem ser adotados pelos porta-vozes,
conforme o cenário;
3.2.6 Definir os públicos de relacionamento juntamente com a Coordenação;
3.2.7 Buscar soluções que tragam benefícios de imagem, além de resultados financeiros;
3.2.8 Estabelecer as formas e os meios de comunicação para que a organização mantenha
um relacionamento com os seus públicos;
3.2.9 Manter a imagem institucional;
3.2.10 Estabelecer uma estrutura de fluxo de informação;
3.2.11 Definir a mensagem-chave: deve passar emoção, dimensão e benefícios. Deve incluir
a informação mais importante do projeto em uma série de ideias e argumentos que
sejam atrativos e de fácil entendimento pelo público focado;
3.2.12 Preparar Material informativo: folheteria, página web, vídeos, publicidade,
entrevistas, seminários, foros de discussão, visitas de jornalistas, prêmios,
mensagens eletrônicas;
3.2.13 Preparar o projeto para se comunicar com as lideranças e com o público de interesse
através das redes sociais, bem como monitorar blogs e notícias e participar de
discussões de temas pontuais.
CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA
4.1 O(a) Assessor(a) de Comunicação e Imprensa trabalhará estreitamente com as
Equipes de Coordenação do Programa;
4.2 O(a) Assessor(a) de Comunicação e Imprensa acompanhará a Coordenação do
Programa durante eventos e visitas ao públicos alvos, zelando pela transparência e
rapidez nas informações divulgadas sobre o Programa;
4.3 O(a) Assessor (a)de Comunicação realizará os serviços em estreita sintonia com os
conceitos e valores do Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso praticados pelos
coordenadores e gestores;
4.4 O(a) Assessor(a) de Comunicação e Imprensa poderá ser requisitado para
deslocamentos às localidades onde o Programa atuar.
4.5 O(a) Assessor(a) de comunicação e Imprensa deve demonstrar solida experiência de
comunicação em programas sociais orientados para a inclusão social e inclusão para
o trabalho, considerando serem estas fortes características do Programa em
execução.
4.6 Todos os materiais desenvolvidos deverão ser previamente validados pela equipe de
Coordenação Executiva do GA.
ESCOPO DOS SERVIÇOS
5.1 Oferecer serviços de assessoria de comunicação e de imprensa que estabeleçam
vinculo informativo entre o Galpão Aplauso, e os públicos e atores envolvidos sobre
as atividades e produtos do Programa “ Expansão do Modelo Inserção Laboral de
Jovens em Risco – Galpão Aplauso” ATN/ME-15087-BR .
PRÉ-REQUISITOS
Pré-requisitos para a submissão de propostas que a empresa comprove:
6.1 Estar sediada na cidade do Rio de Janeiro;
6.2 Ter no mínimo cinco anos de trabalhos comprovados para organização social voltada
para a educação para o trabalho;
6.3 Ter experiência comprovada de trabalhos de comunicação realizados para bancos de
fomentos mundiais.
6.4 Graduação em Comunicação Social modalidades Jornalismo ou Relações Públicas.
6.5 Ter disponibilidade para viajar.
PRODUTOS
São previstos
7.1 Clipping Semestral
7.2 Apoio para os Relatórios Semestrais de Progresso, entregues ao BID,
semestralmente;
7.3 Apoio para desenvolvimento de materiais destinados ao BID que venham a ser
produzidos.
7.3 Encaminhamento para o BID-Fomin das ações/ atividades desenvolvidas pelo projeto
FORMA DE APRESENTAÇÃO
8.1 Os produtos deverão ser escritos em língua portuguesa e entregues em 01 (uma) via
original, impressa em qualidade “Laser print” ou similar, em papel formato A4, em
conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT
(NBR 14724:2002).
8.2 Os relatórios deverão ser entregues em mídia digital (DVD-ROM ou CD-ROM) em
formato Microsoft Office Word, em versão indicada pelo contratante, e também em
formato pdf.
DIREITOS AUTORAIS
9.1 Os conteúdos dos materiais produzidos não poderão ser divulgados a quaisquer
terceiros sem a autorização prévia, expressa e por escrito da contratante.
9.2 Todos os produtos desenvolvidos durante a realização deste trabalho serão de
propriedade do Instituto Stimulu Brasil e do BID/FUMIN.
9.3 As informações e materiais produzidos a partir dos trabalhos objeto deste Termo de
Referência poderão ser utilizados e reproduzidos total ou parcialmente pela
contratante e os parceiros do projeto, inclusive em período posterior ao
encerramento do contrato, respeitando-se e reconhecendo-se os direitos de
propriedade intelectual estipulados em lei.
9.4 Deverá ser solicitada a autorização da contratante para a publicação e reprodução de
materiais bibliográficos na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e
eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações e materiais
resultantes deste Termo de Referência.
PRAZO DE EXECUÇÃO
10.1 São previstos 36 meses de execução de serviços.
FORMA PAGAMENTO
12.1 No preço estipulado não estão inclusas despesas tais como passagens aéreas,
alimentação durante compromissos institucionais, transporte em viagens ou visitas,
entre outras;
12.2 O CONTRATADO deverá apresentar a nota fiscal de serviços para que seja efetuado o
pagamento direto pelo INSTITUTO STIMULU-GALPÃO APLAUSO, em até 15 (quinze)
dias, em conta corrente de titularidade do CONTRATADO.
12.3 O CONTRATANTE deverá autorizar previamente ao CONTRATADO a emissão de Notas
Fiscais, por meio da aprovação dos produtos entregues no período em questão.
MÉTODO DE SELEÇÃO.
13.1 O método de seleção é o de Seleção Baseada na Qualificação do Consultor (vide
Norma GN-2350-9 – “Políticas para seleção e contratação de consultores financiados
pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento”- itens).
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
14.1 Este Termo de Referência deverá ser parte integrante do contrato a ser firmado com o
prestador de serviço.