Galpão Aplauso oferece arte, reforço escolar e cursos profissionalizantes

Há 11 anos, Ivonette Albuquerque passou por um susto daqueles, um assalto dentro de casa.

Há 11 anos, Ivonette Albuquerque passou por um susto daqueles, um assalto dentro de casa. Mas ao invés de se cercar de grades e segurança, ela optou por tentar entender o que leva um jovem a cometer um ato de violência. Dessa vontade de compreensão, surgia o Galpão Aplauso, uma entidade que oferece aulas de música, teatro, movimentos circenses, reforço escolar e cursos profissionalizantes na Zona Portuária do Rio.

— Resolvi abrir as minhas janelas. Abri as janelas da minha vida e fui conhecer estes jovens — explica Ivonette, criadora do Galpão Aplauso. — A gente pega a oportunidade e produz esperança — completa.

Ao todo, já passaram pelo armazém da escola mais de 11 mil jovens, com idades que variam entre 16 e 29 anos, de cerca de 500 comunidades do estado do Rio. E, atualmente, cerca de 450 estão matriculados.

Ex- aluno do Galpão Aplauso, Geovanne Honófria trabalha há mais de um ano como alpinista industrial em uma empresa que atual no município de Pinheiral, no interior do estado, e tem um conselho:

— Abraça a oportunidade que achar na sua vida, porque mente que se abre para uma nova ideia nunca volta a ser a mesma.

Quer saber mais sobre o trabalho do Galpão Aplauso? Assista ao vídeo acima.

Tem dúvidas sobre a reportagem? Quer mandar sugestões ou elogios? Entre em contato através do http://falecomaredeglobo.globo.com/