Há 11 anos, Ivonette Albuquerque passou por um susto daqueles, um assalto dentro de casa. Mas ao invés de se cercar de grades e segurança, ela optou por tentar entender o que leva um jovem a cometer um ato de violência. Dessa vontade de compreensão, surgia o Galpão Aplauso, uma entidade que oferece aulas de música, teatro, movimentos circenses, reforço escolar e cursos profissionalizantes na Zona Portuária do Rio.
— Resolvi abrir as minhas janelas. Abri as janelas da minha vida e fui conhecer estes jovens — explica Ivonette, criadora do Galpão Aplauso. — A gente pega a oportunidade e produz esperança — completa.
Ao todo, já passaram pelo armazém da escola mais de 11 mil jovens, com idades que variam entre 16 e 29 anos, de cerca de 500 comunidades do estado do Rio. E, atualmente, cerca de 450 estão matriculados.
Ex- aluno do Galpão Aplauso, Geovanne Honófria trabalha há mais de um ano como alpinista industrial em uma empresa que atual no município de Pinheiral, no interior do estado, e tem um conselho:
— Abraça a oportunidade que achar na sua vida, porque mente que se abre para uma nova ideia nunca volta a ser a mesma.
Quer saber mais sobre o trabalho do Galpão Aplauso? Assista ao vídeo acima.
Tem dúvidas sobre a reportagem? Quer mandar sugestões ou elogios? Entre em contato através do http://falecomaredeglobo.globo.com/