ENCERRADO/TERMO DE REFERENCIA – GA-011/2016

O Galpão Aplauso acaba de abrir um edital para contratação de Consultoria de Desenvolvimento de Identidade visual para Materiais Didáticos a serem utilizados na capacitação de alunos sob o “Método de Educação para o Emprego” do Galpão Aplauso.

 

galpao Contratação de Consultoria de Desenvolvimento de Identidade visual para Materiais Didáticos a serem utilizados na capacitação de alunos sob o “Método de Educação para o Emprego” do Galpão Aplauso.

DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS

HISTÓRICO

OBJETIVOS DO PROGRAMA

OBJETIVOS DA CONSULTORIA

CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA

ESCOPO DOS SERVIÇOS

PRODUTOS

PRAZO DE EXECUÇÃO

FORMA DE APRESENTAÇÃO

DIREITOS AUTORAIS

CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

FORMA DE PAGAMENTO

QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA NECESSÁRIA

DEFINIÇÕES, SIGLAS E CONCEITOS

 

BID/FUMIN Banco Interamericano de Desenvolvimento – Fundo multilateral de Investimentos
Escalamento Maior alcance da aplicação do método
GA Galpão Aplauso
IDENTIDADE VISUAL  É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome,idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem como o Slogan ou Tag lines, que cumprem este papel. Resumidamente a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca.

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_visual#cite_note-IV-1)

Instrutores Profissionais de nível técnico responsável pelas oficinas técnicas.
ISB Instituto Stimulu Brasil
Monitores Ex-alunos formados pelo Galpão Aplauso que irão auxiliar os instrutores nas oficinas.
Multiplicação Execução do método pelo Galpão Aplauso
OVE/BID Office of Evaluation and Oversight – BID
Replicação Criação de outro Galpão Aplauso em outro local (filial)
TDR Termos de Referencia
Transferência Transferência de conhecimento para outras unidades executoras

 

HISTÓRICO

 

1.1     O INSTITUTO STIMULU BRASIL – Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, nascida em 2004. Criada para viabilizar programas, projetos e ações sociais cujos beneficiados são jovens de 17 a 29 anos, todos moradores de bairros de baixa renda.

 

 

1.2     Desde sua criação, o Galpão Aplauso atua na área de geração de renda e oportunidade de trabalho, buscando melhorar a situação socioeconômica de jovens de comunidades pobres da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, por meio de capacitações para inserção no mercado de trabalho, particularmente, na cadeia produtiva da indústria.

 

 

1.3    No ano de 2009 o INSTITUTO STIMULU BRASIL/Galpão Aplauso passou a ser financiado pelo BID/FUMIN –        Banco Interamericano de Desenvolvimento e também por outros parceiros para pesquisar, estudar e consolidar um  “Método de Educação para o Emprego”. Esse método tem como objetivo construir uma ponte entre os jovens pobres  (mundo da oralidade, do socialmente afetivo) e o mercado de trabalho (mundo da escrita, do socialmente racional) para  que, em curto espaço de tempo e a baixo custo, eleve-se o índice de empregabilidade e garanta a permanência no  emprego, agregando valor para os jovens e suas famílias, para as empresas contratantes e, por sua vez, para a sociedade  como um todo.

 

 

1.4     Mais de 10 mil jovens já passaram pelo Galpão Aplauso, moradores em mais de 500 comunidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

 

 

1.5       O diferencial para outros projetos profissionalizantes é a consolidação do “Método de Educação para o Emprego” que inova ao alterar a métrica praticada em cursos de qualificação. No lugar de focar seus objetivos/resultados na quantidade da emissão de certificados, o trabalho desenvolvido atualmente tem na empregabilidade o seu maior propósito (método e conteúdo).

 

 

1.6     O método concilia o reforço escolar, o instrumento socioafetivo, sociocultural e ético ao desempenho técnico, reproduzindo vivências e refletindo sobre elas. O conteúdo trabalha a transformação educacional da trajetória da casa, uma cultura afetiva e comportamental (mundo socialmente afetivo) para a cultura do empregador, um ciclo motivacional da rua (mundo socialmente racional).

 

 

1.7     Os resultados alcançados pela utilização do Modelo Galpão Aplauso revelam a eficácia da metodologia aplicada. O índice de empregabilidade do Galpão Aplauso é de 52% após seis meses de formados e 84% após doze meses de conclusão do curso.

 

 

1.8     Em 2014, o conceituado Office of Evaluation and Oversight (OVE/BID) publicou uma avaliação de impacto, resultado de três anos de monitoramento e acompanhamento do projeto de qualificação profissional do Galpão Aplauso.

 

 

1.9      Nesta avaliação foram constatados que o impacto econômico do Galpão Aplauso ocorre no aumento da taxa de emprego e no aumento no rendimento mensal para os jovens que já trabalham. Portanto, os jovens que passaram pelo método obtiveram um incremento na empregabilidade de 21,3% comparativamente a empregabilidade dos mesmos antes de ingressarem ao projeto, representando uma variação percentual de 64,5%. E com relação a renda mensal, também obteve-se um incremento de 23,6% relativamente a renda do jovem na entrada do projeto, representando uma variação percentual de 46,2%.  Para mais informações acesse www.aplauso.art.br

 

1.10      Outra importante revelação foi o dado de que a cada 5,3 milhões de reais aplicados no Método Galpão Aplauso, são produzidos 10,9 milhões de reais na economia local onde esses jovens circulam.

 

 

1.11      Esses significativos resultados renderam ao Galpão Aplauso o prêmio do Tesouro Americano na categoria de Inovação em Educação do ano de 2013.

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

 

2.1         O objetivo geral do Programa, é melhorar a situação socioeconômica de jovens de comunidades de baixa renda por meio de capacitação para inserção no mercado de trabalho das cadeias produtivas de indústria, comércio e serviço, contribuindo para sua inclusão social.

 

 

2.2         O objetivo específico, é consolidar o modelo Galpão Aplauso de capacitação e inserção no mercado de trabalho para que possa ser escalonado e utilizado em outras cadeias produtivas, visando alcançar maior número de jovens capacitados, com habilidades que lhes permitam obter empregos de qualidade.Para que esses objetivos sejam alcançados serão apoiadas ações e atividades que se dividem em três categorias:

 

 

2.2.1      Fortalecimento da capacidade instalada do GA por meio da preparação da equipe e a sistematização da metodologia, de forma que possa ser transferida para organizações interessadas em aplica-las;

 

 

2.2.2      Transferência e o Escalamento do modelo GA em distintos contextos e políticas públicas. O INSTITUTO STIMULU BRASIL deverá escalar o modelo em três localidades diferentes.

 

 

2.2.3      Desenvolvimento de materiais para a divulgação do método (Kits educacionais) e implantação de uma estratégia de comunicação que ofereça visibilidade ao programa. Espera-se também a realização de estudos de caso que reflitam a experiência obtida durante a implantação do modelo GA.

OBJETIVOS DA CONSULTORIA

 

3.1          Criação e desenvolvimento de identidade visual para cartilhas, manuais e outras peças gráficas e/ou digitais de transferência do  “Método Galpão Aplauso de Educação para o Trabalho” com linguagem jovem dirigida ao público formado por alunos, instrutores e monitores participantes do Programa.

 

3.2       Produção gráfica e acompanhamento das impressões do material a ser produzido.

 

3.3       O Programa usa linguagem de capacitação específica do Método e os produtos  serão temáticos, sendo inicialmente escolhidos os seguintes temas: “Valores e Virtudes”, Oficina da Palavra, Raciocínio Lógico, Meditação e Roda de Conversa, Português , Matemática.

 

3.4          Os conteúdos das cartilhas,manuais e peças gráficas e/ou digitais, serão desenvolvidos por equipe formada entre Coordenadores técnicos, monitores e instrutores, além de consultores contratados exclusivamente para este fim.

 

3.5          A identidade visual a ser criada deverá ser utilizada em todas as peças publicitárias e materiais didáticos para divulgação do Programa.

 

CARACTERÍSTICAS DA CONSULTORIA

 

4.1          Considerando que a comunicação visual é rápida e altamente impactante quando um material didático é aplicado, o Instituto Stimulu Brasil deseja contratar profissional  em comunicação visual para os materiais didáticos e publicitários a serem utilizados por professores, monitores e alunos participantes do  Projeto Galpão Aplauso.

 

 

4.2          Considerando-se os desafios e a complexidade do Programa no que se refere à transferência e o escalamento de um modelo, desde sua aplicação em um contexto específico até sua implantação em uma escala maior, em contextos diferentes, espera-se profissional que apresente materiais de fácil compreensão e voltado para o público alvo do Instituto Stimulu Brasil/ Galpão Aplauso.

 

 

4.3          Os materiais deverão ser desenvolvidos em estreita sintonia com os conceitos e valores do  Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso praticados pelos coordenadores e gestores;

 

 

4.4          Para o desenvolvimento da identidade visual dos materiais didáticos, espera-se que a consultoria:

 

4.4.1      Interaja com a equipe de execução do Programa, com a Consultoria de Materiais Didático e identifique possíveis apelos visuais de  comunicação, por meio da análise de materiais didáticos recentemente criados;

 

              4.4.2      Desenvolva os materiais com uso de imagens  atraente para jovens e adolescentes;

 

4.5          Os serviços deverão ser realizados por meio de visitas presenciais para verificação do ambiente de implantação e do modelo existente de intervenção junto aos jovens e parceiros.

 

4.6          Todos os materiais desenvolvidos deverão ser previamente validados pela equipe de Coordenação Executiva e Técnica do GA.

ESCOPO DOS SERVIÇOS

5.1          Criar e desenvolver a IDENTIDADE VISUAL assim como sua produção gráfica, acompanhando o processo até o final,  para os materiais didáticos do “Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego” objetivando a transferência do conhecimento, visando uma melhor assimilação da técnica e do conteúdo do “Método”.

PRODUTOS

 

6.1          Identidade visual para todos os materiais didáticos a serem usados no “Método Galpão Aplauso de Educação para o Emprego” nos seus três níveis;

6.2       Produção gráfica e acompanhamento da primeira impressão de todo o material a ser produzido.

PRAZO DE EXECUÇÃO

7.1       o prazo para entrega dos serviços é de 5 meses

PRODUTO / EXECUÇÃO MENSAL M1 M2 M3 M4 M5
Conhecimento do Método e análise de materiais didáticos já desenvolvidos. X
Reuniões com a  equipe técnica do ISB/Galpão Aplauso para discussão sobre os materiais e os estímulos visuais de comunicação a serem usados nas criações. X
Apresentação da proposta visual X
Pasta dos Instrutores (9 conteúdos) X X X X
Pasta dos Monitores (3 conteúdos) X X X X
Pasta dos Alunos (9 conteúdos) X X X X

 

 

 

 

Produção e acompanhamento do material gráfico a ser realizado  X X
 

Ajustes dos produtos às sugestões e avaliações finais da equipe técnica do ISB/Galpão Aplauso

X

 FORMA DE APRESENTAÇÃO

 

8.1   – Os materiais deverão ser entregues em mídia digital e em duas cópias físicas de cada pasta.

 

8.2  – O desenvolvimento didático dos produtos será contratado separadamente pela Coordenação do Programa; ressalta-se que ambas equipes (de desenvolvimento didático e de ilustração e identidade visual) deverão trabalhar simultaneamente para que ao término dos trabalhos os materiais estejam prontos para uso.

 

DIREITOS AUTORAIS

9.1       Os conteúdos dos materiais produzidos não poderão ser divulgados a quaisquer terceiros sem a autorização prévia, expressa e por escrito da contratante.

 

9.2       Todos os produtos desenvolvidos durante a realização deste trabalho serão de propriedade do Instituto Stimulu Brasil/Galpão Aplauso.

 

9.3       Deverá ser solicitada a autorização da contratante para a publicação e reprodução de materiais bibliográficos na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações e materiais resultantes deste Termo de Referência.

 

CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

 

10        QUADRO DE CUSTOS CONFORME ORÇAMENTO DO PROGRAMA

(Componente 1 – ITEM 1.3.1 do Plano de Aquisições e 1.1.1 do POA)

 

Valores em R$

 
Descrição Vr. Total BID / Fumin Executor

01

Consultoria de criação e desenvolvimento do material didático.      

02

Consultoria de produção gráfica e impressão do material didático

R$ 25.000,00

100%

0%

 

 

CONDIÇÕES E FORMA PAGAMENTO

 

11.1     O CONTRATADO deverá apresentar a nota fiscal de serviços para que seja efetuado o pagamento, em até 10 (dez) dias, em conta corrente de titularidade do CONTRATADO.

 

11.2     O CONTRATANTE deverá autorizar previamente ao CONTRATADO a emissão de Notas Fiscais, por meio da aprovação dos produtos entregues no período em questão.

 

QUALIFICAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA NECESSÁRIA E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

 

12.1     O CONTRATADO deverá comprovar sua capacidade técnica e artística.

 

12.1.1.  Apresentar um book digital de sua obra/produção artística/gráfica.

 

12.1.2.  Comprovar através de sua produção artística um histórico com a estética urbana, jovem  e contemporânea.

 

12.1.3. O contratado deverá criar uma peça, que anexada a sua proposta, seja o protótipo dos materiais didáticos a serem criados e produzidos. Esse protótipo deverá conter: dinamismo, ousadia, interação e foco na aplicação do conteúdo e na manipulação desses materiais didáticos.

 

 

MÉTODO DE SELEÇÃO.

13.1     O método de seleção é o de Sistema Baseado nas Qualificações dos Consultores (SCC)  (Norma GN-2350-9 – “Políticas para seleção e contratação de consultores financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento”- itens 3.7 pag 21).

13.2     Deverão ser submetidos à apreciação da Contratante, documentos que comprovem experiência da proponente tais como: Portfólio de trabalhos executados, atestados e/ou outros documentos que contribuam para o conhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido.

13.3  O INSTITUTO STIMULU BRASIL poderá solicitar entrevistas de avaliação com os  proponentes.

 

OBSERVAÇÕES ADICIONAIS

 

14       Este Termo de Referência deverá ser parte integrante do contrato a ser firmado com o prestador de serviço.